quinta-feira, 21 de junho de 2018

A demagogia de Cristas & Cº desmascaradas na Assembleia da República


Grande intervenção a de João Galamba no debate quinzenal de ontem na Assembleia da República!
Não é que seja uma novidade a enorme qualidade do seu desempenho como tribuno parlamentar, mas a forma como desmascarou a demagogia de Assunção Cristas e do PSD quanto à forma como têm reagido ao novo Orçamento Europeu, que reduz as verbas atribuídas a Portugal, demonstrou a má-fé, a vigarice de quem entenderia possível ao governo de António Costa impor mudanças aos demais parceiros comunitários de forma a aceitarem perder ainda mais verbas para que o volume de euros destinados ao nosso país se mantivesse idêntico ao anterior ou, quiçá, pudesse aumentar. Para quem o ouviu a explicação de Galamba foi didática, porque tão simples, quanto elucidativa: não só houve o corte devido ao Brexit - o Reino Unido era um dos grandes contribuintes das receitas previstas no orçamento comunitário! - como a ação da diplomacia portuguesa junto de Bruxelas conseguiu minimizar os custos dessa situação, conseguindo reduzi-la para apenas 6%, quando para outros esses cortes assumem dimensões acima de 20%.
É certo que a Espanha aqui ao lado, viu reforçado o valor previsto nesse financiamento europeu, mas é fácil concluir que na comparação per capita, Portugal continua a ser bastante mais beneficiado do que os nossos vizinhos ibéricos, conseguindo ser o 5º país melhor posicionado nesse indicador a nível europeu.
A intervenção de João Galamba teve o condão de reiterar o que já sabemos: a exemplo do conhecido propagandista nazi, a direita portuguesa repete mil vezes as suas mentiras na expetativa de ver os eleitores aceitarem-nas como verdadeiras. Continuam a minimizar-lhes, obviamente, a inteligência!

Sem comentários:

Enviar um comentário