sábado, 26 de setembro de 2020

Mais do que uma teoria da conspiração?

 


Augusto Santos Silva não é ministro que me mereça particular simpatia, principalmente, por o sabermos conotado com aqueles denodados atlantistas, que consideram imprescindível a consolidação de um eixo, que ligue a União Europeia com os Estados Unidos para melhor enfrentar os interesses geoestratégicos da Rússia e da China.

Nesse sentido situo-me num europeísmo equidistante dos diversos imperialismos, sejam eles ascendentes (chinês), decadentes (russo) ou mais a decair do que a subir (norte-americano). E isso enquanto não se justificar plenamente o esperado internacionalismo, que garanta a plena igualdade entre todas as nações e seus povos, independentemente das coordenadas geográficas onde vivam.

Este fim-de-semana veio demonstrar-me que, até para os mais entusiásticos atlantistas, a ingerência dos serventuários da Casa Branca torna-se exagerada. E, de facto, o que o embaixador norte-americano faz na entrevista ao Expresso tem apenas um nome: chantagem. Atreva-se o país a facilitar a penetração da Huawei no seu sistema de telecomunicações e vai ver o que penará - preto no branco é isto que o sujeitinho se atreveu a dizer. Razão mais do que justificada para o ministro dos Negócios Estrangeiros dizer que, para cá vigora a regra dos que vivem para lá do Marão: mandam os que cá estão!

Têm, porém, alguma piada as preocupações do entrevistado com a nossa segurança, alertando-nos para a captação de informações indevidas pelos serviços secretos chineses. Como disse?

É que nós sabemos muito bem o que Edward Snowden denunciou a propósito das práticas da NSA e até um modesto blogue como o é este Ventos Semeados tem contínuo e significativo fluxo de visualizações a partir dos Estados Unidos, como se vê no quadro ao lado. Olhando para as últimas 2500 visualizações de quem o consultou e especificando a origem geográfica de quem o fez, será que existem tantos emigrantes nesse país que justifiquem o facto de mais de 1/4 das consultas dos seus conteúdos tenham dali provindo? Não é que possamos provar que existe gente da NSA ou doutras agências a vasculhar o que possamos dizer sobre os seus governantes, mas que dá que pensar, não duvidamos... 

Sem comentários:

Enviar um comentário