segunda-feira, 29 de julho de 2019

Há cancros que merecem urgente biópsia e subsequente cirurgia!


A história em torno das golas antifumo continua a render juros às direitas e aos meios de comunicação social por elas inspirados, mas comporta, igualmente, a necessidade de um trabalho sério dentro do PS para eliminar as causas deste tipo de situações, que são comuns a todos os partidos, quando chegam à órbita do poder. Armando-se em virgens impolutas, os políticos do PSD ou do CDS vêm manifestar-se indignados com o caso, mas só os tolos ou os inocentes (que para o caso se equivalem!) acreditam que não têm telhados de vidro.
Sabemo-lo bem que têm e só não vêm sendo desmascarados, porque a Justiça se tornou zarolha nas últimas décadas e, quer juízes, quer procuradores, escamoteiam culpas à direita, porfiando em endossa-las quase exclusivamente à esquerda.
Agora que as listas de deputados estão escolhidas e nos motivam justificados descontentamentos não é difícil encontrar aqui e ali alguns putativos candidatos, que integram grupos bem identificáveis, conhecidos por buscarem mais facilmente os seus próprios interesses do que os do Partido, para não falar dos que mais os deveriam preocupar: a generalidade dos portugueses.
É bem conhecida a minha prática de fazer campanha de militante de base noutro concelho, escusando-me a fazê-lo naquele onde (ainda) resido. Por um lado, porque fica esclarecido não me mover qualquer ambição, que não seja propagandear as propostas do PS junto de quem as deve conhecer - como diz um grande amigo meu sou dos que pagam para fazer política repudiando quem nela aposta colher benefícios em proveito próprio! - mas também para não caucionar um grupelho, que sempre disse cobras e lagartos de António Costa, quando ele era ainda só candidato a secretário-geral do Partido. Agora essa meia-dúzia de «militantes» colam-se-lhe para solicitarem empregos à medida das desmedidas ambições, que não dos seus reais talentos.
O caso das golas é elucidativo de uma certa cultura, que importa extirpar do Partido Socialista. Como diz o ditado não basta à mulher de César ser séria. E, infelizmente, vegetam internamente alguns cancros, que merecem biópsia e consequente cirurgia. Posso consolar-me com o facto de o candidato do concelho em que resido ter hipóteses remotas de vir a sentar-se na Assembleia da República. Mas, que importa! Por inação dos órgãos nacionais e distritais, ele e os seus cúmplices continuarão a causar danos presentes e potenciais prejuízos futuros se, como sucedeu, com o presidente da concelhia de Arouca, acabarem convidados para assessorarem algum ministério no futuro governo.

Sem comentários:

Enviar um comentário