sexta-feira, 19 de julho de 2019

As previsões sempre falhadas de um suposto vate


Não sei se Centeno será ou não novo líder do Fundo Monetário Internacional. E não vejo que venha mal ao mundo que isso possa acontecer: não tivesse acontecido o inexplicável episódio num quarto de hotel de Nova Iorque e o socialista Dominique Strauss-Kahn poderia ser dado como o autor de uma viragem da organização, que pressupusesse a alteração do seu habitual carácter predatório. Nunca se esclarecerá se esse assunto de alcova terá mesmo acontecido como as autoridades federais norte-americanas descreveram se, pelo contrário, envolveu uma armadilha destinada a remover do caminho quem pretenderia garantir a continuidade da vertente mais selvagem do capitalismo.
Não vejo, por outro lado, que Centeno seja insubstituível. Como diria Clemenceau é nos cemitérios, que se encontram os que são dados como tendo tal condição. Seria confiarmos pouco em António Costa se o não soubéssemos capaz de garantir alternativa de igual competência.
Do que deveremos desconfiar é do sempre frustrado zandinga de Fafe: a confirmar-se a indigitação do ministro português para patrão de Vítor Gaspar, é mais uma das patéticas previsões de Marques Mendes que se arrisca a esboroar com fragor. Na volta nem Centeno será candidato a deputado, nem repetirá o lugar de ministro. Após tantos tiros fora do alvo como tem cara para continuar a aparecer, domingo após domingo, a atirar os seus bitaites a quem ainda tem paciência para o ouvir?

Sem comentários:

Enviar um comentário