quinta-feira, 25 de junho de 2020

Queremos uma TAP efetivamente nossa!


Há três ou quatro anos, pressionado por familiar que se dizia confortável em voar amiúde numa companhia de low cost, decidi fazer exceção à regra de sempre voar na TAP,  tão-só tenha voos para onde queira ir, e segui o conselho. Para não mais repetir: se o argumento do custo mais baixo se cumpriu, não gostei de apanhar frio e chuva no Terminal 2 do Aeroporto de Lisboa, nem das condições vividas durante o voo. O espaço disponível era exíguo para os meus quase cem quilos e, se quis comer alguma coisa, acrescentei ao preço do bilhete o da sandocha solicitada.
Daí que não possa perdoar a Passos Coelho nada do que fez para prejudicar uma grande maioria dos portugueses e, sobretudo, o de, na sua fúria privatizadora, ter feito com a TAP um crime pelo qual deveria ser efetivamente incriminado. Assim como me indigno com a parolice - se for só essa a razão, algo que ainda estaremos por comprovar! - que moveu a Associação Comercial do Porto a meter a providência cautelar inibidora do apoio já autorizado pela Comissão Europeia. E, porque em termos de parolice, Rui Rio, continua a sê-lo sem qualquer disfarce, tem secundado os que pretendem associar a transportadora aérea ao Novo Banco, prosseguindo implicitamente a estratégia do líder anterior do PSD quanto à vontade em impedir o país em manter uma companhia de bandeira.
É claro que serão muitos os portugueses consonantes com o que exijo: ter no futuro, a médio e longo prazo, uma TAP com maioria de capital público, como tal reconhecido na composição do Conselho de Administração e da Comissão Executiva. Porque não esqueço aquele casal - por sinal residente no Porto! - que encontrei um dia no aeroporto de Frankfurt e proveniente do Japão onde fora visitar a filha aí residente. O facto de encontrar em mim um compatriota depois de muitas horas de voo desde Sidney, com escala em Bombaim ou Singapura, e a confiança de fazer na TAP o resto da viagem, dava-lhes a alegria de, finalmente, se sentirem quase em casa.
E essa é uma das vantagens que a TAP dá aos muitos portugueses que, nela viajam: a partir do momento em que entram num dos seus aparelhos sentem-se, mesmo a muitos quilómetros de distância, bem pertinho do sítio com que se identificam.

Sem comentários:

Enviar um comentário