terça-feira, 9 de junho de 2020

A Política Politiqueira


Politique Politicienne, assim a chamam os franceses. Politiquice é expressão mais curta e verbalmente menos forte, mas é o que temos em português. Designa aquilo que os partidos de direita fizeram ontem depois de mais uma reunião no Infarmed em que todos os principais poderes políticos receberam a atualização sobre o estado da pandemia em Portugal.
Com a indigência própria de quem não possui sentido estratégico, nem muito menos o pudor de contenção perante a gravíssima situação social e económica suscitada pela crise, limitaram-se a cumprir a sua medíocre vocação: a da maledicência. Ricardo Leite (PSD) manifestou “preocupação”, António Carlos Monteiro falou de “sinais errados”, o Aldrabão só foi gestualmente mais enfático na mesma indigente falta de argumentação.
Se os números fossem melhores do que são tonitruariam sobre a demora em fazer a economia arrancar, criticando o facto de centros comerciais na Grande Lisboa, de discotecas e outros negócios não terem aberto entretanto, e há mais tempo. Como gostam de chafurdar na lógica do quanto pior melhor, aproveitam os que se revelam mais preocupantes para porem em causa a pressa com que quase se aliviou o desconfinamento, assustando as populações com a probabilidade de um recuo tal, que todos voltem a sentir a ameaça da prisão domiciliária. É o medo o que melhor lhes serve de ferramenta para manipularem as mentes e travarem a recuperação da imprescindível confiança coletiva, fator essencial na almejada recuperação.

Sem comentários:

Enviar um comentário