quinta-feira, 22 de outubro de 2026

Groucho tinha razão

 



As esquerdas não devem complacência a Luís Neves só porque, antes de ministro, disse o que os números comprovam: a imigração não explica a criminalidade, e a insegurança alimenta-se de desinformação e de televisões a repetirem crimes em ciclo. Foi aplaudido por isso, e bem. Mas aplauso não é salvo-conduto vitalício.

Convidado por Montenegro para o Governo, aceitou. Groucho Marx recusava pertencer a qualquer clube que o admitisse como sócio. O antigo diretor da Judiciária, bem menos desconfiado, entrou no clube sem perguntar quem o admitira, o que sugere conforto com a companhia.

O resto veio depressa. As obras em Odemira, as explicações trapalhonas, o secretário-geral do ministério demitido, que fala em pressões ilegítimas, e o ministro a negar. O PS e a IL pediram audições urgentes. O ministro que dizia reger-se pelos números vive agora de versões.

Nos últimos dias, mostrou o perfil por inteiro. Para justificar a ação policial sobre as acampadas pela habitação, agarrou-se a um decreto-lei de 1974, anterior à Constituição, que Teresa Violante diz ter preceitos inconstitucionais se lidos à letra. Insiste que a lei é para cumprir, esquecendo que a Constituição também o é, e a mais alta. No Porto, uma intervenção policial deixou perto de quarenta feridos. Em Lisboa, cinquenta e cinco detidos. Pedro Duarte, na mesma onda, falou em “extremistas mais radicais”, vocabulário que remete para o tempo em que tudo o que incomodava era subversivo.

A coerência não é problema para quem se mede pela conveniência. O ministro que desmente a ligação entre imigrantes e crime é o mesmo que manda tirar à força os que dormem numa praça a pedir casa. Não há contradição, há uma regra: o cuidado com os factos pára onde começa a ordem.

A contagem decrescente para a provável demissão tem já tantas razões quantas as polémicas. Falta saber quem carrega no botão. Chegou depressa ao cargo, e é de esperar que saia ainda mais depressa.

Sem comentários:

Enviar um comentário