terça-feira, 8 de maio de 2012

A vitória de Pirro


No domingo à noite a direita europeia só pôde consolar-se com a aparente vitória do partido da Nova Democracia nas eleições gregas para exorcizar o desconsolo de ter contado com derrotas expressivas nas consultas verificadas em França, no Reino Unido ou na Alemanha.
Que interessava o facto de ter sido esse o partido causador do desastre financeiro da Grécia, quando se aliara à Goldman Sachs para criar um dos maiores embustes alguma vez congeminados em contas públicas e assim iludir as entidades internas e externas de supervisão? O socialista PASOK, liderado pelo infeliz Papandreou, bem tentara salvar o país do desastre sem ter sucesso e, ademais, pagando violentamente nas mesas de voto o preço desse voluntarismo ingénuo!
Agora essa mesma direita tem de reconhecer a vitória de Pirro, que os resultados de domingo lhe garantiram: nem com o bónus de mais 50 deputados resultantes de uma lei eleitoral feita à sua medida para garantir o triunfo, Samaras consegue o número de deputados suficientes para formar um governo estável!
A exemplo do que vai ocorrendo sucessivamente em diversos países europeus - excetuando os da Península Ibérica - cabe à esquerda tomar conta da resposta a esta crise e lançar-se na luta determinada contra os verdadeiros inimigos dos seus povos: as instituições financeiras, que ninguém elegeu, nem pode derrotar nas urnas, mas que sob a capa de agências de rating, de bancos de investimento, de fundos de pensões de reformas e de outras instituições, impõe regras iníquas, que resultam em desemprego massivo, em pauperização das classes médias, em recessão económica e em superlativo aumento no número de doentes depressivos e de suicídios.
A Mudança acontece agora, dizia um dos mais importantes slogans eleitorais de François Hollande. Só podemos desejar que ela se imponha rapidamente e inflita urgentemente este estado das coisas!

Sem comentários:

Enviar um comentário