quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Gastou-se muito, pois gastou-se! E então?

 


O jornal da Sonae dá honras de capa aos contratos  do grupo Luz Saúde com o Estado por causa da pandemia. Em princípio não viria qualquer mal ao mundo por se ter feito uma investigação aos contratos feitos por ajuste direto para suprir o país daquilo que as circunstâncias impunham que se comprasse com urgência: ventiladores, equipamentos de proteção individual e desinfetantes.  No entanto o tom de toda a peça é hábil em sugerir motivos de censura a quem adjudicou - o governo, algumas câmaras municipais e outras instituições tuteladas pelo Estado - e em relevar o facto de terem sido empresas chinesas a beneficiar com o negócio.

Rui Barros, Claudia Carvalho Silva e José Volta e Pinto não dizem preto no branco, que houve corrupção, se privilegiou a China como fornecedora ou que o SNS se sangrou de 47 euros por cada português, mas também não se dá a devida importância ao facto de, na altura de se tomarem decisões, a crise crescer exponencialmente, os materiais e equipamentos faltarem e não se justificarem procedimentos próprios das situações normais. Nem, por outro lado, se afere o facto de, no tocante ao coronavírus, a China levar grande dianteira relativamente á concorrência quanto ao necessário para responder à crise.

Para um leitor apressado, que não se dê ao trabalho de aprofundar o que está em causa, a capa do «Público» e a forma como se tem replicado nas notícias matinais na rádio e na televisão, instila a suspeição de existir um conúbio entre quem manda e o grupo Luz Saúde, traduzido em malbartar dinheiro dos contribuintes.

E assim se vai fazendo uma certa forma habilidosa e manipuladora de jornalismo em Portugal!

1 comentário:

  1. Para quem está atento sabe qual tem sido a acção do jornal da Sonae desde
    a recusa de José Sócrates em intervir a seu favor na tal opa sobre a PT!
    Maior parte da sua artigalhada não passa de encomendas à peça executada
    não por verdadeiros Jornalistas mas sim, por meros profissionais de comu-
    nicação social logo, mais baseados na intriga e manipulação dos factos
    visando sempre atingir o Partido Socialista e os seus líderes!

    ResponderEliminar