terça-feira, 30 de abril de 2024

O tonto e o incipiente jogador de xadrez

 

Temos de Cervantes a prova em como assiste alguma razão aos tontos para darem conta da incómoda verdade aos que deles troçam. Por isso, apesar de Marcelo merecer a mofa - mas não só, porque a História também se encheu de exemplos de tontos capazes de causarem imenso dano, quando estão em posições de poder! - há que reconhecer-lhe alguma razão, quando aponta a lentidão como característica a conotar a António Costa. Porque adivinhasse este a conspiração, que o atiraria para fora de São Bento depois da maioria absoluta e decerto teria sido outro o ritmo com que implementaria as medidas, que a folga orçamental proporcionara! Não estava em causa a sua origem étnica, mas o erro de cálculo por se julgar imune à permanente sanha de alguns titulares do ministério público para com os governantes socialistas. Digam-no Ferro Rodrigues, Paulo Pedroso, José Sócrates e outros que, como João Galamba, foram atacados sem escrúpulos tão-só assinaram o compromisso com as funções públicas!

Já quanto a Luís Montenegro a tontice não acertou assim tanto, porque em vez do lerdo rural, o atual primeiro-ministro corresponde à característica do provinciano, que se julga espertalhão, e por isso se apressa a aproveitar as oportunidades para ocupar um espaço, de que o arrivismo depressa tenderá a afastar. Veja-se a rapidez com que afastou da Santa Casa a provedora, que estava a fazer laborioso trabalho de correção dos erros de gestão anteriores.

Carmo Afonso diz que Montenegro está a jogar xadrez com as oposições, que quer ver conjugadas em afastá-lo, mas optam por sucessivos xeques com estratégias distintas. Teria de ser um Alekhine para levar de vencida os adversários, mas não se lhe adivinha esperteza bastante, que não seja a de ir adiando o momento da derrota sempre suspirando por outro tabuleiro em que as peças se lhes apresentem menos asfixiantes. Mas bem pode ir alimentando o pensamento mágico, por estar fadado a ser mais um parêntesis numa dinâmica, que não conseguirá travar. 

Sem comentários:

Enviar um comentário