quinta-feira, 23 de março de 2023

Xeques preparatórios dos mates e genuflexões

 

1. Gostei de ver António Costa ao ataque no debate parlamentar de ontem porque, não só voltou a pôr no bolso todos os que com ele quiseram terçar armas de retórica, como sobretudo endereçou palavras a Marcelo e a Cavaco, que lhes terão dado ensejo de desconfiarem de iminente otite. Sobretudo ao atual inquilino de Belém, que colou implicitamente ao personagem criticado num célebre gag de Ricardo Araújo Pereira sobre haver quem fala, fala, mas nada faz. Porque o que António Costa disse foi precisamente isso mesmo: "A razão pela qual prefiro funções executivas é que nas outras fala-se, fala-se, fala-se e nas funções executivas faz-se ou não se faz. E a medida do que se faz está nos resultados".

2. Esclarecedora, igualmente, a posição do governo sobre o futuro da TAP, mantendo o Estado com percentagem suficiente na estrutura acionista para assegurar os objetivos, que sempre definiu como prioritários: a defesa do hub de Lisboa, a preservação das rotas aéreas mais utilizadas pela nossa diáspora além-Atlântico e em África e a importância da companhia enquanto instrumento de desenvolvimento para vários setores da nossa atividade económica.

Na comissão parlamentar a que compareceu João Galamba foi igual a si mesmo: competente e sem falinhas mansas para com quem merece investigação séria sobre a forma como quis privatizar a empresa em 2015 e pactuou com os negócios ambíguos do sr. Neeleman.

3. Não estranhamos que André Ventura tenha confessas afinidades eletivas com o padre Mário Rui Pedras, que a Comissão Independente identificou como um dos suspeitos de abusos de sexuais ainda em atividade na diocese de Lisboa. Podemos especular sobre como terá sido o conbíbio (versão Herman José), que Ventura e o padre em causa terão desenvolvido nos anos em que o deputado viveu na Residência de São Nicolau, onde o seu atual diretor espiritual era tão influente. Vamos lá a ver se a verve do humorista dedica saboroso momento, quando esta novidade merecer a sua oportuna abordagem...

Sem comentários:

Enviar um comentário