quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Quase 700 mil euros são uma ninharia comparados com o meio milhão de Alexandra Reis?

 

1. Convenhamos que, se para os jornalistas do telelixo quinhentos mil euros justificam o escândalo, que os levou à insidiosa campanha contra o governo e a administração da TAP, quase setecentos mil com que Luis Montenegro se boletou podem nem merecer uma pequena referência a meio do rol de notícias, que apresentam.

Ontem muito se enfatizou a corrupção de um autarca socialista de Espinho, acrescentando-se, a contragosto, o quase certo comprometimento do antecessor laranja. Não sobrou foi tempo para referenciar os dez contratos por ajuste direto, que Luís Montenegro fez com essa autarquia no tempo desse seu amigo do peito e com a junta de freguesia de Vagos, ascendendo  esse negócio em quase 50% do que Alexandra Reis embolsou para sair da transportadora aérea nacional.

Bem gostaria o telelixo que Montenegro ganhasse força eleitoral juntando os trapinhos com o Ventura e os ultraliberais. O problema é a realidade tender a escaldar os seus protegidos ao mesmo tempo que, como se viu no debate desta quarta-feira, António Costa mostra firme intenção de se deslastrar dos incómodos pesos, que lhe vêm travando a dinâmica de mudança augurada como possível pela maioria absoluta. A mudança no discurso do primeiro-ministro significou o início de dias mais difíceis para os seus detratores quanto a inventarem novos alibis para o darem como cansado, esgotado, em fim de ciclo.

2. Não é que se estranhe a notícia, mas os oceanos estão a acumular quantidades de calor como nunca o tinham feito nos últimos milhares de anos. Tendendo a pressionar as costas continentais e das ilhas com vigor acrescido e pondo em risco a biodiversidade por conta das alterações de salinidade em muitas das suas áreas.

Um relatório alusivo a esse fenómeno só vem confirmar que as alterações climáticas tendem a agravar-se muito mais aceleradamente do que os modelos científicos tenderiam a perspetivar.

Sem comentários:

Enviar um comentário