segunda-feira, 27 de junho de 2022

O momento atual faz de Nero um bom rapaz

 

Piores que Nero é como António Guterres justamente considera os atuais dirigentes políticos responsáveis pelo incrível número de 11 milhões de dólares por minuto com que subsidiam o carvão, o petróleo e o gás natural, combustíveis fósseis com a conhecida importância no aquecimento global.

O caos climático está a rondar-nos, mas esses dirigentes comportam-se como se o amanhã não se verificasse já nos dias de hoje. Por isso o secretário-geral das Nações Unidas diz que, se o imperador tangia lira enquanto Roma ardia, os atuais dirigentes políticos fartam-se de atirar mais e mais achas para a fogueira. Para gáudio das indústrias, que exploram os hidrocarbonetos e tudo fazem para dificultarem a afirmação acelerada das energias renováveis.

No quadro da atual guerra, tanta culpa tem Putin, quanto o oligarca por trás de Zelenski, particularmente interessado na exploração das minas do Donbass, quer ainda todos quantos decidiram sanções, que os põem agora a reativar as centrais a carvão recentemente encerradas, depois de tão firmes juras ecológicas de respeito pelo limite máximo de 1,5ºC a partir do qual se adivinham cataclismos sem fim. 

1 comentário:

  1. totalmente de acordo com o selo post
    A hipocrisia e o populismo mediático está ao serviço daqueles que são responsáveis da situação que criaram levianamente a situação
    A comissão Europeia e seus mandatários serviçais de US e os grandes fornecedores de armas e energias de gaz de xisto não lhe interessa a paz de uma guerra que também são culpados ,França e Alemanha



    ResponderEliminar