quarta-feira, 26 de junho de 2013

LIVRO: «Terras do Demo» de Aquilino Ribeiro

Devo comparar a leitura de «Terras do Demo» de Aquilino Ribeiro à das que costumo fazer de títulos de língua inglesa ou francesa. É que posso saber o suficiente para compreender o que diz o autor, mas passo por cima de muitas palavras desconhecidas, cujo sentido apenas suponho.
É claro que, acaso fosse um leitor mais criterioso, postar-me-ia com o dicionário ao lado e não passaria nenhuma página do romance sem que o tivesse de consultar várias vezes para depreender o seu verdadeiro significado.
Na escrita de Mestre Aquilino é essa uma inevitabilidade, que desafia o leitor: o vocabulário é tão rico, que muitas das palavras por ele utilizadas já devem estar quase eliminadas do léxico nacional por não haver quem as utilize.
Mas a leitura de «Terras do Demo» que, em 1919, foi um dos primeiros romances do jovem Aquilino, impressiona ainda pela qualidade e maturidade do autor, então com apenas 34 anos.
Situado na zona geográfica aonde nasceu o autor, o romance decorre de um conhecimento profundo das suas gentes cujo linguajar replica e cujos valores sociológicos testemunha. Sobretudo quando descreve as cerimónias religiosas, os enterros e as festas populares com grande preocupação pelos mais pitorescos detalhes.
Longe da capital e das preocupações da classe política, essas terras correspondem ao cu de judas de todos esquecido, mas aonde se mantêm valores cristalizados na tradição de muitas gerações.
Existe um servilismo feudal dos que nada têm pelos que ainda são considerados como fidalgos (apesar da República ter sido implantada há nove anos) e a única forma de progredir é a dos brasis para aonde se escapulem vagas de emigrantes, dispostos a regressarem em poses de nababos.
Mas essas ausências prolongadas têm efeitos complicados: ao Alonso, que andara ao trapo pelo Rio de Janeiro, já o Brás plantara um cuco no seu ninho. Razão porque os irmãos da adúltera Zefa se travam de razões com o sedutor, acabando uns e outros seriamente feridas por pancadas ou navalhadas.
Outra hipótese é o roubo e foi assim que a Rosa do Gaudêncio arranjou as suas quarenta moedas de ouro, ao espoliá-las de um distraído almocreve, quando este passara a noite na pensão do seu pai.
Só que quem acumula riqueza sem perder os preconceitos da sua anterior pobreza não a investe, antes a esconde aonde os invejosos à sua volta a não possam abocanhar. Daí que essa mesma Rosa passe uma vida inteira de grandes provações, quando elas poderiam ter sido bem menos difíceis de suportar se se tivesse atrevido a usar o espólio escondido no cepo de madeira aonde se costumava sentar.
Mas a terra é também de padres, que fazem filhos e levam as jovens crentes «ao calvário» sem que ninguém lhes leve a mal as ousadias. Mais do que as proibições e os preconceitos existe uma aceitação conformada pelas manifestações da natureza. Até porque não faltam coscuvilheiras dispostas a servirem de facilitadoras nos encontros clandestinos entre os homens dados á concupiscência e as ingénuas vítimas condenadas pela sua credulidade. Como por exemplo Glorinhas, que protagoniza a segunda parte do romance.
Durante uns anos ela viveu a ilusão de um namoro com o Mioma, o fidalgo da aldeia, que quase todos afiançam ter cobrado à rapariga a virgindade, até por ele ser dos primeiros a disso se vangloriar.
Incapaz de contrariar a vontade da mãe que não o quer ver casado com quem não é do seu estatuto, ele parte durante um par de anos em visitas pelas capitais europeias.
Ao regressar já a rapariga se esquiva a novos encontros, até por ter aceite a proposta do Joaquim Javardo, um agricultor abrutalhado mas com riqueza acumulada.
A possibilidade de ver a rapariga a servir de leito ao labrego leva-o a multiplicar-se em artes de sedução, para o que conta com a ajuda da mais hábil de entre as alcoviteiras locais. E consegue desfazer o noivado … sem que lho proponha consigo enquanto asizada alternativa. E, quando, enfim, a tal se decide acaba por encontrar Glorinhas violada por João Bispo, o atrasado mental, que há muito cobiçava a prendada vizinha.
É nesse final aberto que Aquilino deixa o leitor, quando acaba o livro. Com a violência do ato a corresponder a toda a agressividade latente numa terra agreste, que só o Demo poderia  consagrar...


Sem comentários:

Enviar um comentário