segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Quando queremos conseguimos ser dos melhores

 

Sempre detestei o discurso desqualificador de alguns a respeito do que é o nosso país, como se só nele sucedesse o que de pior possa ocorrer e, alhures, tudo fossem só maravilhas. Ao ouvir esse lado mesquinho de nos quererem apequenar sobre o que somos e o quanto podemos fazer de positivo, invariavelmente o contradisse com determinação até conseguir rendição incondicional do interlocutor.

É claro que tivemos o salazarismo, mas sempre contra ele se levantaram, os que resistiram e o quiseram derrubar. Não podemos negar os crimes do colonialismo, mas também não faltaram os que não pactuaram e conseguiram superar as incorporações para a guerra sem nela perderem a Humanidade. Devemos lembrar o quanto os nossos antepassados se envolveram no tráfico negreiro, mas também podemos lembrar ter sido época de gente iluminada, mesmo que desconsiderada como estrangeirada.

Se há algo de que nos podemos orgulhar atualmente é de, só termos de suportar como lastro inútil da nossa sociedade uns 2 ou 3% de negacionistas, que acreditam na nocividade das vacinas com a mesma convicção que leva alguns a crerem ser plana a Terra em que vivemos. Se é que aqueles não se juntam a estes últimos na mesma lunática teimosia.

Sermos um dos países a nível mundial em que o nosso processo de vacinação está mais avançado - e grande parte dos que nos antecedem nessa classificação têm populações bem mais pequenas e concentradas, que o facilitam - só pode confirmar-nos que, quando queremos, e temos quem nos lidere com competência, tudo se torna possível. E não se atribua apenas a Gouveia e Melo o exclusivo mérito, porque ele também é do Governo, que garantiu a aquisição das vacinas e as autarquias, que vêm disponibilizando pessoas e instalações para o efeito. 

Sem comentários:

Enviar um comentário