quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Um revelador baile de vampiros

 

1. Se não fosse trágica a pequena galeria de horrores, que tem desfilado por estes dias ao lado de Luís Montenegro para o apoiar no assalto ao ambicionado pote, lembraria o baile dos vampiros no filme de Roman Polanski.

Passos Coelho, Paulo Núncio, Carlos Moedas, seguramente Manuela Ferreira Leite e Cavaco Silva nos próximos dias, são figuras de cera, nalguns casos de aspeto mumificado, que parecem saídos das tumbas para virem fincar os aguçados dentes nos nossos pescoços.

Muito justificadamente Mariana Mortágua manifestou o desejo de ver o desfile prosseguir nos próximos dias. É que tudo aquilo é um susto e ainda há pensionistas esquecidos de quanto foram roubados, ou mulheres a quem foram negados direitos elementares como os de disporem do próprio corpo, por parte dessa gente.

Esperemos que, cada uma dessas assombrações contribua para conter uma das mais absurdas ameaças que a Revolução de Abril está a enfrentar no ano do seu 50º aniversário.

2. Num dos países mais seguros do mundo admiram-se alguns com a suposta perceção de insegurança, que leva Passos Coelho e os chegófilos a fazerem dela recurso para a sua demagogia.

Não é novidade que a imprensa tabloide e as redes sociais estão na origem dessa campanha tão proveitosa para quem dela quer fazer pretexto para instituir uma sociedade mais musculada onde os direitos fundamentais sejam postos em causa. E não podemos ignorar como as televisões generalistas vão a reboque dessa estratégia fazendo-se muitas vezes eco dos crimes de que acentuam os contornos mais crapulosos, sobretudo se convenientes para os objetivos xenófobos e racistas dos seus divulgadores. 

Sem comentários:

Enviar um comentário