quinta-feira, 18 de maio de 2023

Um trânsfuga, uma desbocada e um quase desconhecido

 

1. Confesso a escassa paciência para ouvir a sessão da Comissão de Inquérito Parlamentar, que justificou emissão especial na televisão da família Balsemão, mas o pouco a que assisti bastou para comprovar a péssima opinião sobre a personalidade do assessor do Ministério das Infraestruturas, que já adivinhara de acordo com as informações anteriores. O antigo bloquista, depois trânsfuga por outras tendências da extrema-esquerda até orientar-se aceleradamente para o polo contrário, quiçá ao encontro da mãe, conhecida devota do partido de André Ventura, mostrou-se desmerecedor da confiança, que chegou a ser nele depositada. E só uma oposição apostada em aproveitar os casos e casinhos para iludir a falta de alternativa às políticas do governo e aos seus bons resultados, pode acreditar nas mentiras de alguém que tão sem escrúpulos cospe na mão de quem até recentemente o alimentou.

2. Maria Filomena Mónica foi surpreendente na conversa com João Céu e Silva ao confessar o alívio por ter cancro em vez do temido Alzheimer, que vira a mãe sofrer durante onze anos. Num e noutro caso não sei qual preferir: parece-me uma opção do tipo de escolha entre a peste a lepra, porque ambos são terríveis e não há como aos dois ter querido evitar. Embora no nosso caso, e tragicamente, a realidade se tenha vindo à prévia intenção.

3. Nesse tipo de biografias ganham relevância os segredos de alcova e este é também o caso: a revelação das orgias sexuais de alguns conhecidos católicos progressistas lisboetas não deixa de suscitar equívoca surpresa. Sobretudo pela ligeireza de ser oferecida aos leitores, quando os visados já cá não andam para a poderem desmentir...

4. A imprensa desvaloriza Paulo Raimundo dando-o como incapaz de conseguir a notoriedade necessária para obstar ao progressivo crepúsculo do seu partido.

Não me apressaria a juízo tão comum: as muitas viagens, que vai cumprindo por esse país profundo, surtirão algum efeito e a vaga de fundo poderá revelar-se intensa quando os lépidos urubus menos esperem...

1 comentário:

  1. Enxergar com a sabedoria e conhecimentos do amigo Jorge Rocha, é um privilégio. Desconhecia esses meandros... como desconheço obviamente outros. Grata por estar sempre em cima do acontecimento de forma isenta, apesar que é uma isenção virada à esquerda, que me agrada.

    ResponderEliminar