segunda-feira, 18 de outubro de 2021

O esquecimento dos temas incómodos e um lobo em pele de cordeiro

 

Quanto tempo durou o tema dos Pandora Papers nos telejornais? Esgotado o objetivo das redações em assegurarem momentâneas audiências e iludirem quem, a cada uma dessas notícias, acha mais perto o estertor final do capitalismo e de todas as indecorosas desigualdades de que é feito, tudo voltou ao normal: tempos infindos com polémicas sobre o Orçamento destinadas a delas nada sobrarem daqui a uns dias, as contradições no currículo de uma mediática comentadora televisiva prestes a perder as mordomias de investigadora e os sempre vistosos rios de lava numa ilha das Canárias. Além do sempre omnipresente futebol.

Quase ninguém atribuiu grande significado ao facto de as direitas europeias irem perdendo fôlego, mesmo que as alternativas ditas sociais-democratas quase se lhes assemelhem no mais do mesmo. Merkel vai para a reforma e todos os cinco países escandinavos deram igual ordem de marcha para os antigos governos conservadores, encontrando-se inusitadamente liderados por quem está ligado ao ideário da moribunda Internacional Socialista. Sinal de como as direitas andam atabalhoadas a procurarem um prudente distanciamento das suas tendências mais autoritárias mas têm dificuldade em convencer os eleitores quanto às virtudes do tal mercado feito de bancos, de sociedades de advogados e de consultores financeiros vocacionados para esconderem nos Panamás e outros offshores as prodigiosas riquezas acumuladas por quem não teve de muito suar para delas se fazer proprietário.

Não admira por isso que, no esforço de credibilizar um entusiasta dessa alternativa ideológica, os mesmos veículos mediáticos exultem com a anunciada primeira medida de Moedas para Lisboa - transportes gratuitos - que nem os mais ousados autarcas ou governantes das nossas esquerdas se atreveram a levar à prática. Isto vindo de uma das eminências pardas do (des)governo que os queria entregar à dita «iniciativa privada». Haverá melhor exemplo de um lobo a querer vestir a pele de cordeiro? 

Sem comentários:

Enviar um comentário