domingo, 24 de novembro de 2024

Oh balha-me deuzzzz

 

Este mundo anda mesmo virado do avesso.!

Judeus que esquecem tudo quanto sofreram no Holocausto e põem-se a chacinar um povo, que querem erradicar do espaço geográfico que entendem ser o seu Lebensraum. Norte-americanos, que dissociam-se da condição de Annakin Skywalker para tornarem-se nos fiéis seguidores da Força sob a máscara de Darth Vader. Jovens que dissociam-se da generosidade de gerações sucessivas que, nas suas idades, quiseram transformar o mundo para melhor e, agora, são de um egoísmo repelente.

Neste momento histórico parecem  ganhar os maus do costume - os que não se contentam em conservar o que ganharam com a exploração de outrem, e a destruição das condições do planeta enquanto lar sustentável para as suas espécies, incluindo a humana, e ainda anseiam multiplicar gananciosamente os ganhos. Mas, às vezes, a vida real imita os filmes e, quando tudo parece perdido logo uma redentora pirueta apanha de surpresa os que se julgavam detentores de impérios por mil anos.

É claro que, no meio desta devastação, a candidatura de um choninhas à presidência da República acaba por ser uma notícia risível, que não mereceria senão o sorriso amarelo inerente a uma piada de mau gosto. Mas convenhamos que o atual titular de Belém também era um dos bonecos da Contrainformação, inofensivo nas tontices que o personagem sugeria e acabou por ser o mais bem sucedido conspirador que, desde o episódio Casa Pia, vários comparsas nos aparelhos de Justiça e da Comunicação Social, têm levado a cabo para perpetuar as direitas, e seus interesses financeiros, no poder. Por isso deveremos levar a sério a intenção de quem, com a bênção de Cavaco Silva, queria ser bengala de Passos Coelho.

Daí que falando de bonecos me socorra de um dos interpretados pelo Herman José para bradar por superior ajuda. Mas, sendo ateu, dispenso a divina para acreditar que, au bout du chagrin, a Humanidade reencontrará uma janela iluminada. 

Sem comentários:

Enviar um comentário