sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Um bom fim-de-semana para passear ou ler no silêncio recatado do lar


Este será um fim-de-semana de regabofe laranja nos telejornais, muito embora se sinta por parte das respetivas direções editoriais o lamento quanto à insuficiência de Rui Rio para ser rosto credível numa verdadeira alternativa ao governo de António Costa. Até mesmo uma entidade tão politicamente comprometida como o é a Sociedade Portuguesa da Católica-Lisbon vem reconhecer que os portugueses estão confiantes no governo para lhes dar satisfação dos problemas, que enfrentam, por muito que os autores desse estudo tentem passar pelo respetivo indicador como cão por vinha vindimada. Mas curiosa mesmo é a comprovação das instituições, que menos credibilidade merecem ao mesmo universo consultado pela sondagem esta tarde anunciada: os Bancos (o que não surpreende!) e … a Igreja Católica!
Que a conclusão provenha da universidade ligada a tal religião não deixa de ser elucidativa da progressiva distância que, graças às «sábias» opiniões de D. Manuel Clemente e outros pares igualmente «sagazes», os crentes vão alimentando em relação às afinidades com quem supostamente os iluminaria na sua fé. A menos que tenha crescido significativamente os que concluem pela irracionalidade de tal mundividência à luz dos avanços científicos e muitos mais se venham somar aos que, como eu, nos proclamamos ateus, ou, quanto muito, agnósticos.
Rui Rio não contará com uma estrada de tijolos amarelos, que o leve ao outro lado do arco-íris, mesmo com a presença de Adolfo Mesquita Nunes como representante da delegação do CDS ao Congresso. Ainda que tenha levado em conta o conselho de Churchill em ter do seu lado os que mais vontade têm de lhe espetar a faca nas costas, como o indicia o convite a Santana Lopes para presidir ao Conselho Nacional ou a Fernando Negrão para liderar o grupo parlamentar. Mas, igualmente conhecedores da máxima do antigo primeiro-ministro inglês, muitos dos principais inimigos internos de Rio - com o maligno Montenegro à frente de tal manada - escusam-se a sentarem-se a seu lado para melhor investirem contra ele tão só se confirme a esperada banhada que levará de Costa nas próximas eleições.
Em suma, mais um fim-de-semana para desligar as televisões e ir passear dadas as temperaturas quase primaveris ou aproveitar para ler um bom livro que os jornais continuam a ser aquilo que se sabe...

Sem comentários:

Enviar um comentário