segunda-feira, 19 de junho de 2023

Degradações democráticas

 

1. Vale a pena voltar atrás quase duas semanas para nos fixarmos num texto de José Carlos Vasconcelos sobre a degradação da Democracia (Visão, 8 de junho). Nele, o antigo fundador da admirável aventura que foi o semanário “O Jornal” constata que a oposição limita-se a “estar contra tudo que o governo faz ou, no mínimo, dizer que é pouco e já devia ter sido feito antes”. Pergunte-se a qualquer simpatizante desses partidos (comunistas à parte!) e nenhum deles saberá o que de concreto propõem aqueles que apoiam.

E pelo crivo do jornalista passa, igualmente, o desastre que foi a CPI da TAP: “por vezes pareceu não se estar no Parlamento, numa inquirição, mas numa esquadra da polícia, num interrogatório a efetivos ou supostos meliantes”.

2. «Os Engenheiros do Caos», ensaio de Giuliano da Empoli recentemente publicado entre nós, faz todo o sentido quando aponta como motivos para o sucesso das extremas-direitas a hábil utilização da “raiva de certos meios populares que se baseia em causas sociais e económicas reais”  e a uma “máquina de comunicação superpoderosa” capaz de manipular a opinião pública.

Combater eficazmente esses dois polos da propaganda das direitas continua a ser uma das suas prioridades.

Sem comentários:

Enviar um comentário