segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

Os pigmeus e a inveja pelos homens grandes

 

Discordo de quase tudo quanto escrevem Ana Sá Lopes e Clara Ferreira Alves, mas tenho de reconhecer alguma pertinência no que defende a primeira ao associar o aparente sucesso de Gouveia e Melo ao fascínio luso pelos “homens que mandam” na linha do que, no passado, beneficiou Ramalho Eanes ou Cavaco Silva. Mas, convenhamos que a experiência contrária, a de se deixarem iludir por um entertainer também não os deixou em melhores lençóis. Tendo-se constatado - com a derrota de Sampaio da Nóvoa em 2016 - que o eleitorado pretere  quase sempre os candidatos com melhores características para conferir à presidência a ética republicana, tão superlativamente demonstrada por Jorge Sampaio, espero que desta vez se livrem de aclamar o almirante e os comentadores televisivos (Marques Mendes, Portas ou Seguro).

Quem dera que António Guterres se livre a tempo do vespeiro nova-iorquino para acabar em beleza um apreciável percurso político. Mesmo não esquecendo quanto ele e Marcelo foram culpados pela demora em legalizar a IVG.

Livrar-nos-íamos assim de mais um daqueles pigmeus da História a quem, segundo a comentadora do Expresso, tanto custa reconhecer o valor dos gigantes. Aqueles que, por exemplo, se apressaram a garantir uma estátua no Areeiro, e o nome de um aeroporto, a um político quase sem História (para lá do seu larvar intriguismo e autoritarismo interno dentro do PPD), enquanto Mário Soares - cujo centenário, agora quase clandestinamente se comemora! -, tende a ser esquecido. Tendo sido ele um dos grandes vencedores do tal 25 de novembro, de que esses mesmos pigmeus procuraram apossar-se com a mais descarada das ilegitimidades.

1 comentário:

  1. Está visto, o PS queria mesmo o nome de Mário Soares para o novo aeroporto de Lisboa. Resta a modéstia republicana. Por exemplo, substituir a pastelaria Versalhes por pastelaria Mário Soares.

    E quem será então o herdeiro do trono soarista? Centeno não é bem da casa -e muito à esquerda, não é? Seguro deixaria o velho aos pulos na tumba. SS bate bem com o acrónimo. Vitorino?

    Palpita-me que vão ter mesmo de sofrer o almirante.

    ResponderEliminar