domingo, 28 de novembro de 2021

Resolvidos os jogos florais nas direitas, persiste a pandemia

 

Esclarecidas as dúvidas é um PSD dividido a meio que está diante das legislativas daqui a dois meses. Com o passismo a falhar mais uma reconquista do partido, mesmo apesar do envolvimento de todas as suas marionetas no aparelho? Decerto. Mas com Rui Rio a adquirir algum suplemento de alma por arrogar-se do mérito de se revelar um justiceiro David capaz de acertar no Golias com uma débil funda.

Para eleitores, que gostem de heróis improváveis, Rio pode neles encontrar algum ascendente e garantir uma derrota menos humilhante do que algumas sondagens prenunciavam se fosse o adversário a marcar presença a 30 de janeiro. Para António Costa fica a possibilidade de ter interlocutor menos dado a desvarios do que pressuporia a alternativa. Mesmo que, em contraponto, a maioria reforçada tenda a não ser absoluta.

Catarina Martins poderá, por seu lado, sentir-se confortada com a probabilidade de vir à boca de cena a dizer que sempre tivera razão quanto à tentação socialista pelo bloco central. Mais acomodada à liderança de um partido de protesto do que a assumir responsabilidades governativas, voltará à posição de conforto de continuar a ser quem o seu papa Louçã quer que seja!

Por seu lado Viseu consagrou a versão MRPP das direitas. Qual Arnaldo de Matos, que segregava os menos entusiastas com a sua liderança enquanto representantes de uma qualquer «linha negra», o Ventura ganhou novos poderes podendo afastar ou expulsar, quem lhe apetecer. Esperemos para ver quando chegará o momento de faltar gente a quem apodar de «ratos», e ser ele a expulsar-se a si mesmo.

E. no meio disto tudo, há a pandemia a não dar tréguas, agora sob a forma de uma variante capaz de dar razão aos que apostavam na vacinação intensa nos países mais pobres como forma de poupar aos mais ricos os seus dilemas existenciais. Sem que, igualmente, estranhemos o que constatam os médicos: nos hospitais, e sobretudo nos seus Cuidados Intensivos, onde contam-se em maioria os que se tinham constituído em negacionistas das vantagens da elementar precaução. 

Sem comentários:

Enviar um comentário