sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Conflito de gerações à vista

 

Será que a luta de classes, que serviu de dinâmica à História do Mundo tal qual Marx e Engels nos ensinaram, ver-se-á complementada pela que Mao lançou durante a Revolução Cultural chinesa e pôs os novos contra os velhos? Nesse período os jovens Guardas Vermelhos eram o trágico exemplo de como a ignorância e a falta de experiência os fazia manipuláveis por quem os usava para vencer as disputas cortesãs dentro da Cidade Proibida. Mas, agora, vemos os velhos - muitos deles, pelo menos! - a corresponderem a essas juvenis características, que os leva a acreditarem em teorias da conspiração e a recusarem-se a serem vacinados.

Greta Thunberg e quem ela mobiliza demonstram uma sapiência, que prescinde da experiência, porque fundamentada no que demonstram os muitos estudos científicos. Por isso mesmo enquanto uns tomam Trumps ou Venturas como gente venerável, os outros sabem que não terão mais futuro, quando este se anunciar acabado para quantos continuam a defender uma civilização baseada no carvão e nos motores de combustão interna.

Atualmente discutem-se as medidas para que a Terra não ganhe mais do que 1,5º de temperatura. E porque 70% dela é feita de água, isso significa mais vapor na atmosfera a aumentar a energia de furacões e outros fenómenos extremos todos eles relacionados com ela exagerar nuns lados e faltar em demasia noutros.

A entregar os governos futuros a homens velhos, ligados aos interesses da indústria do petróleo e dos fundos especulativos, caminhamos para o apocalipse. Substituir esses provedores dos interesses dos oligarcas  - o grande capital no dizer do nosso vetusto PC - por quem conjugue melhor distribuição de rendimentos com práticas produtivas sustentáveis é  a alternativa. Que exige rápida extrema-unção para este capitalismo que garantiu bem estar para muitos durante algumas gloriosas décadas, mas só o possibilitará a muito poucos se teimar em sobreviver aos seus muitos anunciados dobres de finados. Até por uma questão de bom senso, outro futuro tem de se revelar possível...

Sem comentários:

Enviar um comentário