quarta-feira, 28 de abril de 2021

Eles nem sabem, nem sonham...

 

A um mês da sua Convenção o Movimento Europa e Liberdade continua a demonstrar aquilo que são as atuais direitas nacionais: politicamente situam-se no patamar mais rasteirinho da inteligência política vivendo da chicana, do golpismo e do ódio. Ideias não se lhes conhecem, o que não é de estranhar: o passismo, que lhes serviu de ninho, limitou-se a ser o subserviente instrumento dos bancos alemães e franceses para que os investimentos na dívida portuguesa não ficassem comprometidos pondo a troika a operacionalizar a forma como seriam os contribuintes lusos a arcarem com os efeitos da crise dos subprimes. Como cortina de fumo espalharam a ideia de ter sido Sócrates a levar o país à bancarrota e, espantemo-nos!, há quem ainda acredite nessa narrativa destinada a iludir uns quantos papalvos.

Para além disso o que se soube do pensamento político do ex-primeiro-ministro, hoje absurdo professor convidado de uma universidade desde sempre conotada com o mais bolorento dos ultraconservadorismos? Que os pensionistas e reformados deveriam perder rendimentos, que a legislação laboral ficaria reduzida a deveres muitos e direitos nenhuns e que os portugueses deveriam competir em baixos salários com alguns países subdesenvolvidos da Ásia.

Como Visão de futuro ficámos elucidados!

Por não terem uma ideia digna desse nome para o país, as direitas sabem-se fracas e intentam fazer-se fortes: daí o processo de normalização da sua expressão mais extrema, a que se conota com o fascismo. Maria João Marques que transferiu-se do Observador para o Público - e é por isso mesmo insuspeita de alguma simpatia pelas esquerdas - comenta que os debates da Convenção do próximo mês prometem ser delirantes, totalmente avessos às verdadeiras preocupações dos portugueses. E, por isso mesmo, quem lhes agradecerá será o Partido Socialista. Porque, enquanto as direitas considerarem o trumpismo o modus operandis da sua ação política, o atual governo bem pode ficar descansado. Ela bem sabe o que lá pela sua casa se gasta....

Sem comentários:

Enviar um comentário