sábado, 21 de janeiro de 2012

Prêt à jeter - 2011/02/15 - Arte


Dia 24/1 na arte às 19.35

PRÊT À JETER

de Cosima Dannoritzer (2010)

Nos países ocidentais, confrontamo-nos com os produtos de baixa qualidade cuja substituição se torna frequente. Pelo contrário no Gana cresce a exasperação com os resíduos informáticos desembarcados em contentores.

Este aberrante modelo de crescimento, que incita a produzir sempre mais e a deitar fora não data de agora: na década de vinte do século transacto, foi criado um conceito temível, o da obsolescência programada.

«Um produto que não se gaste é uma tragédia para os negócios», lia-se em 1928 numa revista especializada.

Pouco a pouco, os engenheiros foram coagidos a criar produtos de desgaste rápido para aumentar os níveis de consumo.

«Nessa época, o desenvolvimento sustentável não figurava como prioridade.» recorda Warner Phillips, bisneto dos fundadores da marca com o mesmo nome. Mas, numa altura em que se vão esgotando os recursos do planeta, ainda nada mudou. «A lógica continua a ser a de crescer por crescer!», anota Serge Latouche, professor de economia em Paris.

Rodado em França, na Alemanha, em Espanha, no Gana e nos EUA e contando com riquíssimas imagens de arquivo e entrevistas e tendo por fio condutor o teste de uma impressora, esta demonstração minuciosa busca diversos exemplos de obsolescência programada e as suas repercussões.

Em causa, igualmente, outros modelos económicos: do decrescimento defendido por Latouche até à reciclagem intensiva a nível industrial. temos, assim, uma investigação interessante, justificativa de aprofundada reflexão.

Sem comentários:

Enviar um comentário