sábado, 20 de novembro de 2010

Aonde fica o nosso Palácio de Inverno?

Há muita gente, que hoje se dedica nos cafés, nos fóruns televisivos ou nos mails da net a vituperar o governo de José Sócrates. Como se fosse ele o principal responsável de uma crise, que teve origem em bancos norte-americanos e na lógica capitalista da maioria dos governos mundiais.
Erram de alvo, claro está! E deveriam olhar com outra sagacidade para a realidade presente e para os sinais por ela transmitidos. Por exemplo sobre a ganância dos capitalistas nacionais, que estão completamente alheados de uma distribuição mais equitativa dos esforços presentes para inflectir a dívida soberana nacional.
Quando se vêem os accionistas da Portugal Telecom, da Portucel ou da Jerónimo Martins a anteciparem o pagamento de dividendos sobre um exercício, que só se concluirá em 31 de Dezembro para não pagarem os impostos devidos, estamos perante um verdadeiro escândalo, que justificaria forte reacção dos que mais são chamados a colaborar naquele esforço nacional.
Afinal, o Palácio de Inverno foi invadido por razões bem menos escandalosas…
Que a razão esclareça as confusas mentes, por ora dispostas a culpar quem afinal menos tem contribuído para agudizar as presentes dificuldades...



Sem comentários:

Enviar um comentário