domingo, 1 de novembro de 2009

A NOVA MISSÃO DA ESQUERDA

A frase  é de Victor Hugo e vem muito a propósito deste tempo em que, em vias de ultrapassar-se nova crise, o capitalismo ainda encontra forma de se manter por mais algum tempo, mas já se prefigura a necessidade de algo de completamente novo no horizonte: «Nada há de mais poderoso do que uma ideia cujo momento chegou»
Pode-se porventura pensar que o comunismo não singrou enquanto ideologia, porquanto era ideia de um tempo, que ainda não chegou. E assim terão fracassado na antiga União Soviética, na China, nos antigos países de leste ou em Cuba essas ideias de igualdade e de justiça. Pervertendo-se o seu conceito com uma aplicação, que só desmereceu a generosidade do que, á partida, se pretendia.
Quando são os próprios norte-americanos, ao mais alto nível, a compreender o abismo para que se tende à conta do défice progressivamente maior do orçamento federal, é caso para se considerar a possibilidade de se avizinharem graves tempestades no céu se vai acinzentando sobre as nossas cabeças.
Embora muitos desempregados estejam sem soluções, o sistema de mercado dá provas de alguma revitalização. Até quando?
Uma esquerda responsável deveria começar a preparar-se para mudanças urgentes, para as implementar com os menores custos sociais possíveis.
Recuperando valores e ideais, adaptando-os às circunstâncias do futuro próximo.

Sem comentários:

Enviar um comentário