quinta-feira, 22 de abril de 2010

O PRENÚNCIO DE QUALQUER COISA?

Há quem avente a possibilidade de o vulcão islandês Eyjafjallajokull estar a anunciar aos europeus o iminente surgimento de um futuro previsível: o de vivermos sem as facilidades de deslocamento suscitadas pela aviação actual, remetendo-nos a uma sedentarização forçada suscitada pelo esgotamento das reservas petrolíferas.
E os motivos não têm só a ver com essa penúria de hidrocarbonetos: o fenómeno vulcânico das últimas semanas foi motivo de alegria para os ecologistas perante a comparação do carbono emitido pela erupção em si comparativamente com as emissões poupadas pelos aviões obrigados a permanecerem em terra.
Seja, pois, por razões de mercado, seja por consciência ecológica, este tipo de cultura em que passamos a vida a saltitar de aeroporto em aeroporto está condenado a evoluir para outro estilo civilizacional, porventura menos stressante.
Ainda na ressaca de uma crise, que pôs em franja os nervos de milhões de pessoas, somos incapazes de depreender as consequências imediatas de um tal pauzinho colocado na engrenagem capitalista. Mas que se relativiza a capacidade para os detentores dos poderes económicos e políticos moldarem a realidade à sua medida aí está a Natureza a lembrá-lo. Talvez ainda estejamos a tempo de evitar a ditadura dos oligopólios financeiros, que tanto nos têm prejudicado nos anos mais recentes...

Sem comentários:

Enviar um comentário