domingo, 27 de setembro de 2009

BEM PREGA FREI D'ALEMA

Quando pensamos em Massimo d’Alema é inevitável a evocação do filme em que Nanni Moretti o olhava a discursar na televisão e lhe pedia, quase em desespero, que ele dissesse algo de esquerda.


Sabe-se o que resultou da incapacidade de tal político para construir um discurso e uma prática política eficazes para a afirmação da esquerda italiana: a vitória da direita berlusconiana e a integração dos neofascistas na lógica do domínio do poder no país de Palmiro Togliatti e de Enriço Berlinguer.
Que D’Alema venha agora apelar a que a esquerda europeia construa uma nova mensagem de ruptura acaba por ser quase uma provocação: se ele sentia tal urgência, porque pareceu ser um dos seus mais convencidos coveiros?
Essa imprescindível mensagem de ruptura é, de facto, urgente, mas não deverá já contar com os velhos políticos, que se deixaram ficar presos aos paradigmas da Guerra Fria e das parlapatices de Milton Friedman!
A mudança para um mundo melhor será assumida pelos políticos da nova geração, que se disponham a contrariar paradigmas postos em estilhaços pela recente crise financeira em como o mercado é capaz de criar, de per si, mais riqueza e maior liberdade para os cidadãos numa lógica globalizada...

Sem comentários:

Enviar um comentário