terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

A incompatibilidade do direito à Saúde com as regras do capitalismo selvagem

Um bom exemplo do que caracteriza a atualidade e implica a urgência de um novo paradigma na ordem económica mundial é o que se passa com as bactérias ultrarresistentes aos antibióticos mais avançados com sucessivas notícias de mortes em ambientes hospitalares ou laboratoriais.
A utilização intensiva de antibióticos na indústria alimentar com muita da carne, que consumimos a conter esse tipo de medicamentos, está a fragilizar a capacidade da população em resistir a bactérias outrora combatidas facilmente com os meios de então.
Para agravar este cenário a indústria farmacêutica deixou de canalizar recursos financeiros para a investigação de novos antibióticos por alegar a irracionalidade financeira de investir em produtos rapidamente condenados à obsolescência devido à rapidez com que as bactérias os estão a superar.
Segundo o cientistas o futuro próximo já se caracterizará por inúmeras mortes causadas por doenças, que julgávamos irrelevantes por serem facilmente controladas pelos recursos da medicina.
O que tudo isto atesta é a falência de um capitalismo que, quer na produção de alimentos, quer na forma como privatizou quase toda a economia sem a preocupação de manter no Estado tudo quanto significasse a satisfação das necessidades básicas das populações. E a Saúde enquadra-se obviamente nesse âmbito.

Sem comentários:

Enviar um comentário