sábado, 11 de junho de 2016

Inanidades muito pouco inocentes

Inanidade é o qualificativo que Pacheco Pereira dá na cronica de hoje do «Público» à despudorada tese de José Rodrigues dos Santos sobre o fascismo.
Para ele trata-se de uma manifestação de ignorância, mas o historiador não se limita a vê-la nessa perspetiva complacente (aos burros normalmente desculpam-se as enormidades que proferem), porque não ignora a intenção, que lhe está subjacente. O que o Orelhas e outros como ele pretendem é impor um tipo de equívoco a nível coletivo, que atinja não só o comunismo e o socialismo como alvos preferenciais, mas sobretudo os que, internamente, se reclamam da social-democracia e veem o partido, que ainda assim fraudulentamente se designa, a derivar para a direita mais radical.
Numa altura em que o Bloco de Esquerda e o Partido Comunista demonstram muito mais moderação do que os partidos da direita, esses paladinos de teses absurdas, pretendem impedir a evidência cada vez mais óbvia de se situar a radicalidade, o extremismo, na trincheira donde tentam ainda disparar os seus mísseis.
Nesta altura conheço muita gente entusiasmada com a série «Aldeia Francesa», atualmente em exibição na RTP-2 e onde se constatam as diversas atitudes dos franceses do Jura face à ocupação nazi.
Se fizermos um pequeno exercício de transposição dessa ficção para a realidade nacional não é difícil associar Passos Coelho ao subprefeito, que tudo fazia para satisfazer a vontade dos nazis. Paulo Portas é o miliciano, que tem vontade de se retirar da liça, mas deixa no terreno um conjunto de fanáticos mais ou menos alinhados com a ideia de um país ultraconservador e alinhado com os mais arreigados preconceitos religiosos.
À esquerda, ou seja na Resistência, tanto encontramos o pragmatismo eficiente dos socialistas ao jeito dos seguidores de Marie Germain, como os ortodoxos dos princípios comunistas como Marcel (mesmo equacionando-lhes a justeza aqui e acolá) ou os voluntaristas mais apostados para a ação como Antoine, respetivamente associáveis aos nossos Jerónimos e Catarinas, se se vissem na mesma situação.
Quanto aos Orelhas, aos josésgomesferreiras e outros que tais, não duvido que, acaso uma qualquer Twilight Zone os levasse para esses anos de ocupação nazi em França, tudo fariam para legitimá-la com artigos de jornal, que dessem da Resistência a versão de terroristas à conta da qual tantos guerrilheiros e reféns foram assassinados.

Sem comentários:

Enviar um comentário