quinta-feira, 12 de maio de 2016

O governo a golear e os derrotados a fazerem-se desentendidos

Politicamente interessaram-me no dia de ontem dois assuntos de política interna: de manhã a audição a Tiago Brandão Rodrigues na Comissão Parlamentar de Educação, e à noite a entrevista na SIC com o primeiro-ministro.
Sobre o primeiro considerei patético o comportamento de terceiras figuras da bancada do PSD, que se julgaram enfim chegados à ribalta política com a interpelação a um ministro, que a direita e a imprensa com ela mancomunada têm querido menorizar.
Dois desses interpelantes nunca os conhecera nem mais gordos, nem mais magros. Quanto ao terceiro tenho-o visto algumas vezes na primeira fila da sua bancada em risos patetas próprios dos néscios sem remissão. Por isso mesmo era flagrante a diferença entre a sua mediocridade alarve e o comportamento sibilino do ministro, que procurava ser simpático, mas não podia esconder completamente a sobranceria com que os inteligentes têm necessariamente de olhar para os mentecaptos.
Quem eram eles na sua vulgaridade para se pretenderem interpelantes de um reputado cientista, que suspendeu a sua brilhante carreira de investigador em Cambridge para vir ajudar o seu país? Às vezes esta atitude dos anões mentais para se julgarem com uma estatura que não têm, consegue tirar-me do sério!
Já a entrevista de António Costa a José Gomes Ferreira foi o que esperava: por muito velhaco que consiga ser, o aspirante a “economista” da SIC não tem unhas para tocar tal guitarra. O primeiro-ministro fez dele gato sapato e desmontou uma a uma as rasteiras a pés juntos, que esforçadamente ele preparara.
O curioso é que, num e noutro caso, os derrotados procuraram corrigir depois do jogo as goleadas que tinham sofrido: o porta-voz dos deputados do PSD só viu nas respostas de Tiago Brandão Rodrigues “graçolas e piadolas”, que mais ninguém ouviu enquanto a SIC no jornal da meia-noite enfatizou o “reconhecimento” por António Costa de um plano B, que ele veementemente negou e como se a entrevista se tivesse cingido a esse momento muito curto.
Ao dar à SIC esta oportunidade António Costa lembrou-me Obama, que nunca teve qualquer receio em ir à Fox News defrontar cara-a-cara os trogloditas, que passavam o tempo a insultá-lo. É que o canal de Carnaxide está cada vez mais próximo do dos republicanos norte-americanos justificando a questão: na objetividade a que a licença de emissão a obriga estará a SIC efetivamente a cumpri-la?


Sem comentários:

Enviar um comentário