domingo, 27 de março de 2016

Olheiras e queda de cabelo

Um dos exercícios lúdicos com que gosto de entreter os momentos de lazer é imaginar o que vai, na cabeça de alguns políticos, a começar pelos tidos como inimigos da classe a que pertenço. Como é o caso de Passos Coelho que, nestes últimos anos cuidou de tomar a classe média como seu alvo preferencial, e muito particularmente a que vive da sua condição de reformado como é o meu caso..
Talvez não se trate de operação tão fútil quanto possa parecer à primeira vista, porque até o mais inábil xadrezista (igualmente o meu caso!) sabe da importância de contar não só com as nossas pedras no tabuleiro, mas sobretudo com o que o adversário anda a congeminar para movimentar as suas.
A menos de uma semana do Congresso do PSD, e com um crescente número de opinadores a darem-no como cada vez mais isolado - Pacheco Pereira até classificou de “estaladão” o reparo de Marcelo Rebelo de Sousa à sua posição sobre a intervenção na banca! - Passos tem todas as condições para chegar a Espinho com as olheiras cavadas de sucessivas noites insones.
Não terá dívidas quanto às profissões de fé emitidas por inúmeros oradores em sua intenção, mas é capaz de saber da História o suficiente para lembrar que até o mais pequeno júlio césar tem inevitavelmente um brutus pronto a utilizar a adaga fatal no momento decisivo.
Será essa a razão porque, apesar de comprometido com várias outras iniciativas para esses três dias, não deixarei de dar ao acontecimento mais atenção do que costumo dedicar aos que dizem respeito à direita. E se no primeiro dia todas as mentiras serão admissíveis, ou não seja 1 de abril, Passos Coelho temerá sobretudo as verdades explicitas ou implícitas, que adivinhará em todos quantos o rodearão. À sua frente, mas sobretudo, nas suas costas. Se todos os políticos têm de refrear uma certa tendência para a paranoia, Passos Coelho dificilmente conseguirá paliativos eficientes para a sensação  de caminhar numa corda bamba sem rede de proteção.
Presumo, pois, que sonos tranquilos é aquilo que não conseguirá ter por estes dias! Deixando ainda mais cabelos na almofada...

Sem comentários:

Enviar um comentário