sábado, 28 de novembro de 2015

Seixal e Almada manifestam apoio entusiástico a Sampaio da Nóvoa

A Visão de Futuro, para alcançarmos o Portugal em que mereceremos viver, é uma das maiores características, que se associam à personalidade do Professor Sampaio da Nóvoa. E essa é uma das qualidades que melhor o diferenciam em relação aos que com ele concorrem às eleições presidenciais de 24 de janeiro. Ao contrário dos que nada têm para propor, por se julgarem vedetas televisivas, ou de quem a tudo responde com evasivas reveladoras de um pensamento próprio escassamente desenvolvido, António Sampaio da Nóvoa rejeita estar acima de quem quer que seja: ele é um de nós, que anseia dar o seu contributo para que os cidadãos sejam respeitados como tal no que isso implica de uma maior igualdade, de uma justiça menos sujeita a equívocos  e de uma maior generosidade na entreajuda para se conseguir chegar mais além.
Esse porvir só poderá ser esperançoso se apostarmos no Conhecimento e na Inovação, que é algo quase sempre ausente dos discursos dos seus concorrentes. E é por isso que Sampaio da Nóvoa é o candidato verdadeiramente representativo do novo ciclo histórico agora iniciado com a tomada de posse do XXI Governo Constitucional.
Não admira, pois, termos encontrado um grande entusiasmo e uma vontade de trabalhar arduamente em prol desses objetivos por parte dos setenta convivas que, na noite de 27 de novembro, acorreram a um restaurante de Belverde para comungarem as ambições em verem este projeto político chegar à segunda volta das eleições presidenciais de 24 de janeiro e, então, alavancar-se para uma enorme vitória sobre o candidato da direita a quem a comunicação social se apressou a anunciar a vitória antecipada e se vê agora a contas com a revisão dos prognósticos. Porque se os Núcleos SNAP do Seixal e de Almada mobilizaram intensivamente os seus aderentes a comparecerem a esta sessão de aquecimento dos motores para uma maior dinâmica nas semanas, que aí vêm, não deixa de ser uma realidade existirem nesta altura, por todo o país, outros Núcleos com um empenhamento tão denodado quanto o que estes demonstram.

Neste jantar-comício a nova secretária de Estado da Igualdade e da Cidadania, Catarina Marcelino, veio assumir publicamente um apoio já manifestado desde a primeira hora em que o Professor Sampaio da Nóvoa anunciou a disponibilidade para avançar com esta candidatura.
Não foi só ela a confessar a importância do discurso no Congresso das  Alternativas em outubro de 2012 nessa decisão. Também a ele se referiram o mandatário do SNAP Seixal, Manuel Ramos - empossado nessa qualidade neste jantar! - e Sérgio Paes, do secretariado da Federação Distrital de Setúbal do Partido Socialista, que confessaram a completa rendição à forma como Sampaio da Nóvoa então partilhou o seu diagnóstico do País e como seria urgente a mudança para se alcançar um futuro decente.
De futuro falou também Cláudio Fonseca, enquanto mandatário concelhio da Juventude, num discurso pleno de sentido ou não seja ele, nos seus vinte anos, o melhor representante de uma geração a quem todos pretendem garantir uma outra realidade, que não passe pelo convite à emigração que, perdurará por décadas, como uma das mais eloquentes imagens de marca da governação de direita de que agora nos livrámos.
Ana Pina, coordenadora do Núcleo SNAP Almada, deu testemunho pessoal das admiráveis qualidades humanas do candidato com quem conviveu diretamente na sua atividade profissional.
Outro dos oradores da sessão foi o membro do Secretariado Nacional do PS, Ricardo Ribeiro, que falou de Sampaio da Nóvoa como um ativo defensor de causas, que nos são muito queridas, a começar pelas relacionadas com a Cidadania.
João Couvaneiro, coordenador distrital da candidatura, lembrou o elevado prestígio internacional do Professor, extremamente conhecido nos meios académicos belgas, espanhóis ou latino-americanos, por ser autor de obras de referência  nas áreas da História e da Educação. E lembrou que, para termos a alegria da vitória, não bastará mostrar entusiasmo, importando investir igualmente muito trabalho.
Cabe ainda concluir com uma palavra de muito apreço ao Miguel Fortes, que trouxe consigo o grupo musical Gaita Vitória, responsável pela animação durante toda a iniciativa.

Sem comentários:

Enviar um comentário