quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Contra a conversa do costume

Sabemo-lo desde o século XVIII, por intermédio do filósofo Edmund Burke, que quem esquece a História está sempre condenado a repeti-la.
Vem isto a propósito de estar a preparar um texto para publicar numa revista dentro de dias e surgir-me a talhe de foice a personalidade de Zheng He, o grande almirante chinês do século XV, que levou os seus navios até à Índia, ao Golfo Pérsico e às costas africanas.
Valia-se, então, do esplendor então vivido nesse período da dinastia Ming, que justificava a abertura de comércio com outras nações.
A globalização poderia ter nascido aí e a China dificilmente seria alcançada no seu poderio pelas potências marítimas europeias, que só iniciariam as viagens dos Descobrimentos algumas décadas depois.
O que impediu Zheng He de estender a influência comercial chinesa a todo o Oceano Índico e ao Pacífico Sul? A miopia do novo imperador chinês Hongxi, que argumentou com a contenção orçamental e com o viver-se dentro das possibilidades do seu país para, de imediato, proibir novas viagens. A China fechar-se-ia sobre si própria e seriam os europeus a comandarem a economia mundial.
O que lembram os argumentos de Hongxi? O tal diminutivo de que falava Alexandre O’Neill para designar o espiritozinho de alguns portugueses… que, infelizmente, têm chegado frequentemente ao poder!
Essa forma de nos entendermos pequenos e sem capacidades - em comparação com os alemães tão devotadamente admirados por passos coelho - tem sido a marca deste governo. E assim se têm perdido oportunidades para nos mostrarmos à medida das nossas ambições!
A maioria absoluta no Partido Socialista é fundamental para romper com esse lado mesquinho da arte de ser português. E ousar mudar num mundo que não prescindimos de querer transformar!


Sem comentários:

Enviar um comentário