domingo, 9 de agosto de 2015

Vamos lá a trabalhar para merecermos o espumante!

A polémica dos cartazes veio demonstrar quanto faz sentido aquele lugar comum segundo o qual há males, que vêm por bem!
É certo que, a acreditar em Manuel Vasquez Montalbán, quando escreveu a Autobiografia do ditador franco, este também usava tal frase a propósito e a despropósito, mas convenhamos que ela serve-nos, nesta altura, para demonstrar a completa distinção entre a ética de responsabilidade socialista e a dos cabeças de cartaz da direita.
Muito provavelmente Ascenso Simões não foi diretamente responsável pelos equívocos, que deram aos franco-atiradores, ao serviço do PAF, o ensejo de dispararem rajadas de comentários depreciativos sobre os cartazes. No entanto, não enjeitando o comprometimento do cargo, que desempenhava, optou por demitir-se de diretor de campanha e passar esse encargo a Duarte Cordeiro, que fica com a incumbência de implementar uma estratégia de comunicação vitoriosa.
Uma vez mais os portugueses ficam a saber com o que contam: os socialistas não inventam desculpas quando algo corre mal, retirando as consequências das suas decisões. Em contraponto o que fez nuno crato, ao assistir-se ao caos do início do ano escolar em 2014? Ou paula teixeira da cruz, quando o Citius paralisou a Justiça durante meses? Ou paulo núncio, perante a evidência de um sistema pidesco na identificação de quem acedesse à situação fiscal de alguns membros do governo? Ou maria luís ao divulgarem-se as suas ligações a swaps ruinosos para o país?
E, indo mais além, o que fez paulo portas, quando protagonizou o inenarrável episódio da demissão irrevogável, logo revogada? Ou passos coelho, quando apanhado continuamente em mentiras descaradas pelos seus compatriotas?
O episódio dos cartazes permitiu distinguir a decência dos socialistas, já anteriormente demonstrada por Jorge Coelho ou António Vitorino, e a falta de decoro de políticos de direita, incapazes de mostrarem o menor escrúpulo quando se trata de mentir ou de sacudir a água do capote, atirando as próprias culpas para ombros alheios.
Agora, que o fait divers está superado, é altura de concentrar esforços para denunciar todas as falácias inerentes ao discurso contrário e promover os argumentos substantivos, que constam do programa socialista.
Que este tenha constituído o ponto de viragem capaz de nos abrir caminho até à maioria absoluta!


Sem comentários:

Enviar um comentário