domingo, 16 de agosto de 2015

Armas da Alemanha para alimentar as guerras civis de todo o mundo

Todos os anos, apesar da severidade das restrições à sua exportação, há um número incalculável de armas ilegalmente saídas da Europa e destinadas a milícias, a magnatas da droga ou a crianças-soldado.
Nas regiões do mundo afetadas por guerras civis as armas provenientes deste tipo de tráfico estarão na origem de 500 mil mortes por ano.
No México a guerra contra os cartéis da droga já causou 70 mil vítimas. Aqui, como na Colômbia, no Sudão do Sul ou nos Balcãs, uma grande parte do mercado é alimentado por armas de assalto, metralhadoras ou pistolas diretamente provenientes da Alemanha.
Se existem dez milhões de armas a circularem legalmente na Alemanha, os especialistas avançam com previsões do quadruplo para as que são destinadas a fins ilegais.
Essas redes tentaculares são responsáveis pelos crimes mais bárbaros, nomeadamente quanto à violação dos direitos humanos. Mas obtém lucros colossais.
Quem são os traficantes, os contrabandistas e os que na sombra se encarregam de contornar todos os controles e encaminhar as cargas para as zonas de conflito?
Onde estão os enormes stocks dos antigos exércitos soviéticos e leste-alemães? Mas, sobretudo, existe alguma possibilidade de as autoridades serem bem sucedidas contra este tráfico internacional?
Este interessantíssimo documentário de Daniel Harrich, quase transformado numa investigação policial, desvenda a face sombria de um mercado inquietante e particularmente opaco, sem esquecer as cumplicidades estabelecidas aos níveis mais elevados da sociedade, mormente nas alfândegas, nas polícias e nos ministérios públicos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário