segunda-feira, 11 de maio de 2015

O Tratado Transatlântico em equação

Na excelente entrevista que Sampaio da Nóvoa deu a Áurea Sampaio e a Paulo Pena do «Público», fica um importante compromisso em relação a um novo tratado internacional, que ameaça seriamente o futuro da economia portuguesa: o de referendar tal documento se se pretender impô-lo aos cidadãos nacionais:
“Em relação ao Tratado Transatlântico tenho algumas reservas sobre a maneira como está a ser negociado. Creio que podemos estar de novo perante uma situação que já nos aconteceu antes com a União Europeia, que é aderirmos a um espaço comercial mais amplo para o qual a nossa economia pode  não estar preparada.
Estamos sempre a jogar um jogo, como nós percebemos hoje em relação ao euro, que parece aberto, de iguais, mas onde uns têm umas armas e os outros têm armas diferentes.
Depois tenho a sensação de que sempre que estão em jogo tratados em que intervêm os Estados e grandes grupos económicos, quase sempre são os interesses económicos privados que acabam por prevalecer. Ou porque têm melhores advogados, consultores ou influência. Quase nunca, ou nunca, estas coisas resultam a favor do público ou dos Estados.”
Por estas e outras posições é que o antigo reitor da Universidade de Lisboa é o candidato que apoiarei nas próximas presidenciais! 

Sem comentários:

Enviar um comentário