segunda-feira, 30 de março de 2015

A infelicidade de ser mulher no Afeganistão

É revoltante o assassinato da jovem afegã Farkhunda na semana passada e comprovativa da barbárie, que continua a dominar o país dos talibãs.
Aos 27 anos ela era uma rapariga que, pelos padrões locais, só podia ser designada como uma conservadora.  A roupa que vestia cobria-a da cabeça aos pés  e acreditava na função feminina na sociedade como sendo a de cuidar da família e ser uma esposa dedicada  marido.
E, no entanto, uma multidão em fúria  torturou-a durante duas horas até a deixar morta em frente à mesquita, que costumava frequentar.
Na origem do crime terá estado a sua discussão com o imã, que liderava esse lugar de culto e a quem criticou por vender amuletos aos pobres e a mulheres desesperadas pressionados a crerem nos seus poderes mágicos.
Foi quanto bastou para esse imã acusar Farkhunda de ser uma não-muçulmana e até ter queimado o Corão. Atiçada por ele a multidão cercou-a e, sem que a polícia ali aquartelada a cinco minutos fizesse algo para o evitar, matou-a.
Comprometido, o governo de Cabul já mandou prender alguns dos energúmenos e promete medidas para evitar recorrências deste tipo de crimes, mas passará muito tempo até as mulheres afegãs voltarem a usufruir do estatuto de igualdade, que tinham nos anos 70, quando um regime de esquerda apoiado por Moscovo ali governava.
Reagan meteu-se ao barulho, prometendo «libertar» o país da influência soviética e o resultado está à vista... 

Sem comentários:

Enviar um comentário