quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Ri de quê?

Uma piada célebre de Juca Chaves versa a absurda satisfação de quem não tem quaisquer motivos para tal: “A hiena é um animal que come fezes dos outros animais, só tem relações sexuais uma vez por ano e ri… Mas ri de quê?”
Esta pequena anedota veio necessariamente à memória quando ouvimos o governo embandeirar em arco com os resultados da economia portuguesa no terceiro trimestre deste ano agora divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística.
Segundo os altifalantes da coligação ainda no poder deveríamos estar esfuziantes de alegria por haver um saldo positivo entre as receitas e as despesas do Estado.
O problema reside no que isso significou para as famílias: desde que o INE produz esses dados nunca os impostos tiraram tanto rendimento disponível às famílias. Quando, depois de durante 2013 ter estado sempre a subir, esse indicador parecia estabilizar nos 11,2%, ei-lo a dar novo salto para os 11,6%.
Se “mérito” há que ser dado a maria luís albuquerque só o pode ser por espoliar os bolsos dos portugueses como nunca até então. Além de miss swaps, a ministra das finanças arrisca-se a entrar no Guiness com a duvidosa reputação de ter sido uma das que mais tem contribuído para o consecutivo empobrecimento dos portugueses desde 2011. 

Sem comentários:

Enviar um comentário