sábado, 3 de maio de 2014

POLÍTICA: os "combatentes da liberdade" ucranianos

Houve uma altura em que os telejornais apresentavam invariavelmente as mesmas imagens sobre a Síria: as malfeitorias do Exército de Assad e os feitos heroicos dos «combatentes da Liberdade».
A exemplo do que já víramos com Saddam Hussein ou com Kadhafi, o presidente sírio deixara de ter o glamour  de tempos idos, em que até a esbelta esposa era apresentada como o símbolo da nova mulher árabe, e juntava-se ao panteão dos odiosos ditadores.
Depois surgiram os rumores de uns vídeos no Youtube, que relativizaram as certezas: os crimes de guerra provinham dos dois lados, com os «heróis» - apoiados não só por todo o Ocidente, mas também por esse expoente da Democracia, que é o atual primeiro-ministro turco - a fuzilarem sumariamente prisioneiros e a proclamarem vivas à Al Qaeda.
Muito foi preciso para que se começassem a ouvir os argumentos de Assad, conotando os inimigos com os mesmos que protagonizaram os atentados às Torres Gémeas, aos serviços de transporte londrinos ou à estação madrilena de Atocha.
Enquanto a Oposição tida como não fundamentalista se mostrava tão oportunista e tão intriguista como os bandos mafiosos que tomaram de assalto o poder em Bagdad ou em Cabul, os fundamentalistas tomaram a direção do combate a Assad. E estão a conhecer uma derrota expectável por nada terem a ver com quaisquer aspirações dos que por quem dizem combater.
Pouco a pouco as notícias sobre essa guerra desapareceram dos telejornais e resumem-se a pequenas colunas nos jornais a relatarem novos triunfos de Assad.
Tudo isto para referenciar o início de rumores e de filmes terríveis sobre os crimes dos nazis ucranianos do Setor Direito no leste do país. Tão hediondos quanto os dos «heróis» da guerra da Síria.
Por quanto tempo ainda manterá o Ocidente a nuvem de fumo sobre o que verdadeiramente se passa ali? Quando é que Ana Gomes virá reconhecer não morarem propriamente ali os «combatentes da liberdade», que a sua miopia julgou vislumbrar na praça Maidan?


Sem comentários:

Enviar um comentário