domingo, 6 de abril de 2014

POLÍTICA: Como surgem certas "manifestações democráticas"!

Eloquente o trabalho de investigação da Associated Press sobre uma rede de partilha de mensagens por telemóvel, que funcionou durante três anos e que resultou de um projeto de espionagem  financiado pelo Congresso dos Estados Unidos para promover a queda do regime cubano.
Segundo o artigo de Sofia Lorena, que dá conta dessa peça jornalística no «Público» “o plano era desenvolver um ‘Twitter cubano’ elementar, que usasse mensagens de texto enviadas e recebidas por telemóveis para contornar o estrito controlo informativo e da Internet que o Governo de Cuba mantém”, descreve a agência. A ideia era começar por enviar mensagens com conteúdo inócuo, sobre desporto e música, e quando a audiência tivesse crescido o suficiente espalhar “mensagens de conteúdo político para inspirar os cubanos a criar em rede convocatórias de manifestações massivas que fossem marcadas rapidamente”.
Não é que este tipo de estratégias da CIA sejam propriamente uma surpresa, mas a notícia só vem explicar melhor como é que surgem certas manifestações “democráticas” em Kiev ou em Caracas. Sendo evidente, que acaso resultem na queda dos regimes, essas manifestações não garantem melhor qualidade de vida para as populações em causa, nem sequer uma acrescida liberdade de informação, que será sempre detida por quem as filtra de acordo com os seus interesses de classe. Os ucranianos já estão a servir de cobaias dessa constatação, os venezuelanos ainda se vão eximindo a tal condição!


Sem comentários:

Enviar um comentário