terça-feira, 25 de março de 2014

POLÍTICA: Números com significado

· A taxa de risco de pobreza em Portugal - que mede o número de pessoas que vivem com menos de 60% do rendimento mediano em Portugal - aumentou em 2012 para 18,7%, ou seja, afetava quase dois milhões de portugueses, segundo os dados recolhidos pelo INE. Esta é a taxa mais elevada desde 2005 e representa uma subida face aos 17,9% de 2011. Para Carlos Farinha Rodrigues, os dados agora publicados são “a fotografia mais completa e consistente do impacto da austeridade na pobreza e na desigualdade” e os números registados “são extremamente preocupantes”, nomeadamente no que diz respeito ao aumento da pobreza entre as crianças e os jovens. Para este economista, ao que se está a assistir é a “uma completa inversão do ciclo de redução da pobreza que se tinha verificado até 2009”.
· As escolas do 1.º ciclo vão receber menos 40 mil estudantes até 2018. A quebra da natalidade está a acentuar os seus efeitos sobre a população estudantil e os reflexos vão ser particularmente intensos, nos próximos anos, no primeiro nível do ensino obrigatório.
· A tuberculose matou 140 pessoas em Portugal em 2012 e, no atual cenário de crise social e económica, poderá agravar-se nos próximos anos. Segundo o investigador Ricardo Arcênsio “a tuberculose é uma doença de complexidade social. Onde há desigualdade social, a tuberculose assume maior força”.
· Governo já atribuiu 772 vistos gold, dos quais 612 a chineses. João Semedo, do Bloco de Esquerda comentou: “Este esquema de atração de capitais propicia que Portugal seja um país para lavar dinheiro e ninguém de bom senso pode aceitar isso”.
· Estudo do Conselho Mundial de Viagens e Turismo mostra que, em Portugal, o contributo do setor para o PIB é de 5,8% e de 7,2% para o emprego direto, enquanto a nível global a média é de 2,9% e de 3,4%. Em Janeiro, dormiram nos hotéis nacionais 702,5 mil turistas, mais 10,9% em comparação com o mesmo mês do ano passado.


Sem comentários:

Enviar um comentário