quinta-feira, 20 de março de 2014

DOCUMENTÁRIO: «A Cidade das Mulheres… 30 anos depois» de Chiara Sambuchi (2012)

Trinta anos depois da estreia de «A Cidade das Mulheres» de Federico Fellini, Chiara Sambuchi decide ir ao encontro das italianas de hoje para abordar com elas os temas da feminilidade e do feminismo.
Qual é hoje a imagem e a situação das mulheres italianas? Partindo dessa questão a realizadora procura explorar as numerosas contradições inerentes à condição feminina num universo onde as normas ainda são fixadas pelos homens.
Dá a palavra a mulheres de todas as condições e idades: Franca Sozzani, redatora chefe da versão italiana da «Vogue». Tenera, antiga professora reconvertida em prostituta. Ou ainda a uma atriz e a uma cirurgiã estética com consciência feminista.
Todas elas falam dos seus percursos, dos respetivos corpos, da beleza e da imagem das mulheres no país de Berlusconi.
Apesar de alguns avanços históricos os depoimentos evidenciam injunções muito normativas - e frequentemente interiorizadas -  que ainda pesam sobre as mulheres, sempre vistas pelo prisma do seu aspeto físico.
O sucesso é confundido com sedução, valorizando-se a beleza e a juventude, mas não se esquecem as violências e as intimidações sexistas.



Sem comentários:

Enviar um comentário