sábado, 1 de fevereiro de 2014

POLÍTICA: uma questão de carácter … ou da falta dele!

Este foi o fim de semana em que a imprensa - sempre predisposta a empolar tudo quanto interesse ao governo e desfavoreça o principal partido da Oposição - deu duas notícias elucidativas: João Galamba a considerar que o Partido Socialista não estaria ainda preparado para governar e António José Seguro a desqualificar os governos de José Sócrates colocando-os ao mesmo nível que os de durão barroso, santana lopes e passos coelho.
Que a notícia sobre João Galamba é falsa, já o próprio tratou de demonstrar no facebook, convidando quem tiver dúvidas a ouvir a entrevista em causa para confirmar nunca ter saído da sua boca essa ilação. Mas é útil à direita explorar a ideia de um partido dividido em que duas alas se antagonizam sem se conseguirem entender.
Mas se a direita explora estes métodos para incrementar a ideia de uma Oposição à deriva, não se esperaria que fosse o líder socialista a colaborar com essa mesma estratégia. Porque Seguro voltou a demonstrar a falta de respeito, que já se lhe reconhece há muito tempo, pela história do Partido Socialista: porque depois de passar anos a soprar para a imprensa, que não estaria de acordo com muito do que o governo liderado por José Sócrates ia concretizando, também nunca se conseguirá dissociar do gesto de deselegância, que teve para com António Costa no célebre Congresso em que decidiu desaloja-lo das câmaras da TVI  para que aquele estava a ser entrevistado.
Por isso, quando alguém sugeria no facebook, que a frase assassina de ontem teria a ver com “ingenuidade”, poder-se-á dizer que ingénuo é quem o aventa. Porque se trata de uma questão de carácter. Ou, quase por certo, da falta dele.
Ora, como o Blogue Escadas Rolantes afirmava hoje, se ele lidera as sondagens não é pelos méritos do sucesso da sua mensagem junto dos eleitores. É apenas porque estes ainda veem no PS o partido de Mário Soares, António Guterres ou José Sócrates. E sabem o que com eles ganharam em comparação com o que, entretanto, perderam!


Sem comentários:

Enviar um comentário