sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

FILME: «God Told Me To» de Larry Cohen (1976)

Inspetor da polícia, Peter Nicolas é convocado quando um atirador causa o pânico nas ruas de Nova Iorque ao matar aleatoriamente algumas pessoas. Conseguindo conversar com o assassino antes dele se suicidar, ouve deste uma explicação estranhíssima para o seu gesto: teria sido Deus a ordenar-lhe aquelas mortes.
A história poderia ficar por aí, mas, pelo contrário, Nicolas vê-se confrontado com outros crimes semelhantes e em que cada um dos assassinos apresenta a mesma razão.
O filme utiliza os símbolos católicos para uma história, que aborda a religião de uma forma singular, já que se interroga sobre a sua existência. Por isso o facto do protagonista ser um católico possui um significado muito especial, por pô-lo a questionar-se sobre as mesmas dúvidas levantadas pelos próprios espectadores.
Rodado com um orçamento muito limitado, «God Told Me To» revela algumas proezas como a da sequência da parada pelas ruas de Nova Iorque. E Larry Cohen tira partido da sua falta de dinheiro para dar ao filme um aspeto quase documental. A cena de abertura com várias pessoas a serem abatidas sem qualquer razão num dia banal, constitui disso mesmo uma evidência maior.
Tony Lo Bianco tem aqui um dos seus papéis de referência...


Sem comentários:

Enviar um comentário