terça-feira, 28 de janeiro de 2014

DOCUMENTÁRIO: «Os Segredos da Espada Viking» de Peter Yost (2011)

No seu tempo os vikings foram temidos pela violência com que atacavam portos ribeirinhos e os saqueavam sem olharem a quem matavam ou estropiavam.
Alguns desses guerreiros vinham armados com uma espada temível, a Ulfberht, que possuía uma flexibilidade e uma dureza inigualáveis. Enquanto muitas das armas de então se mostravam falíveis, quebrando-se com facilidade, essas lâminas possuíam uma tal homogeneidade na mistura de ferro e de carvão, que suscitaram o debate sobre os métodos de metalurgia utilizados por essa civilização nórdica.
O documentário de Peter Yost realizado para a National Geographic mostra como um especialista em armas medievais irá vencer o desafio de chegar a uma espada idêntica recorrendo tão só aos conhecimentos e materiais disponíveis há mil anos. No entretanto são ouvidos diversos historiadores, que explicam muitas das práticas civilizacionais de então, dando sentido às reconstituições com atores e figurantes.
Concluir-se-á que o facto de só ter existido durante um curto período histórico - precisamente aquele em que terá funcionado a rota marítima pelo rio Volga, que levava os vikings até aos planaltos persas - demonstra a dependência do fabrico dessas armas dos materiais então importados do Médio Oriente.
Uma Revolução tecnológica e militar não foi consolidada por uma questão elementar de logística de transporte.





Sem comentários:

Enviar um comentário