quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

BANDA SONORA: «Missa Omnium Sanctorum, ZWV 21» de Jan Dismas Zelenka

A música vocal sacra de Jan Zelenka tem vindo a suscitar muito interesse nas últimas décadas, não só pela sua invenção melódica, mas também pelas qualidades do contraponto.
Zelenka nasceu na cidade de Louňovice, na Boémia, em 16 de outubro de 1679 e começa desde muito cedo a ter ensinamentos musicais já que o pai exercia o ofício de organista da cidade.  Esses estudos serão complementados no Colégio Clementinum de Praga, de orientação jesuíta, que o preparou para as funções de contrabaixista e compositor da Capela, que viria a exercer durante quase toda a vida na corte de Dresden, apenas com uma interrupção para estudar composição com Johann Joseph Fux em Viena.
Até por ser entretanto nomeado assistente do Kappelmeister Johann David Heinichen, Zelenka julgar-se-ia com capacidade para o substituir à data da sua morte. Mas, para sua grande desilusão, o cargo é entregue a Johann Adolf Hasse.
Apesar de admirado pelos seus contemporâneos Bach e Telemann - ainda que tão diferentes dele! - Zelenka teve essa amargura nos seus últimos anos de vida.


Sem comentários:

Enviar um comentário