sexta-feira, 19 de julho de 2013

POLÍTICA: os spin doctors de coelho andam-lhe a dar mais cenouras!

Será porventura da idade, mas confesso pecadilho grave no meu dia: consegui ouvir o discurso do ainda primeiro-ministro no início da reunião da direção do seu partido sem recorrer ao zapping. Ou, melhor: tentei-o! Mas fosse na Sic Notícias, fosse na RTP Informação, fosse na TVI24, saía-me da toca o mesmo coelho!
Em vez de ir espreitar bichinhos para o canal da National Geographic ou viajar à boleia do Travel, conformei-me com a provação que me queriam impor!
Já que tinha de amargar tão intragável fel dei-me ao trabalho de me colocar na situação de muitos dos incautos participantes nos fóruns de opinião das rádios e das televisões, que acreditam em coisas tão inverosímeis quanto os milagres de Fátima, os avistamentos de ovnis ou os benefícios da austeridade custe o que custar. E concluí, que os spin doctors, que apoiam o orador andam a afinar os discursos de forma cada vez mais competente, porque conseguem transformar o desastre social e económico em que tal gente nos precipitou num cenário cor-de-rosa acompanhado a solos de harpas e violinos.
Mais ainda: se algo está mal foi por culpa exclusiva desse vilão absoluto, ao lado de quem, o general Zod, o Dr. No ou o Joker fazem figura de meninos de coro. José Sócrates, we presume!
E, ufano por ter atirado às cordas o tíbio (in)Seguro, já nada trava passos coelho no seu projeto para o futuro: nem sequer esse tratador de cagarras, que só tem de lhe proporcionar o portas como vice-primeiro-ministro como forma de eliminar de vez os sobressaltos suscitados nestes últimos dias aos negócios obscuros, que vem negociando com os amigos. É que só tem uma dificuldade no horizonte: essa tal de democracia, que o irá atirar para o desemprego daqui a uns meses. E nessa altura convirá ter uma agenda bem recheada de números de telefones para quem ligar a cobrar os juros dos favores feitos por agora.
Adivinho que, nos próximos dias, os manéis e as marias dos fóruns tenderão a ser comovedoramente compreensivos com o senhor primeiro-ministro. Pelo menos enquanto ele não lhes abocanhar mais uma boa parcela dos rendimentos!


Sem comentários:

Enviar um comentário